As manhãs da RedeTV!, desde sua inauguração em 1999, nunca emplacou um programa sequer.
Na grade daquele ano, a programação da emissora iniciava às 07 da manhã com o BrasilTV!, a sua versão do "Bom dia Brasil" da Globo, com 30 minutos de duração.
Em seguida, O "Galera da TV!", infantil com a Andréa Sorvetão, ia ao ar às 07:30 e o "A Casa é Sua", logo depois, às 09:30, e durava até o início da tarde.

Não durou muito.
O Galera da TV! foi transferido para a faixa das 18 horas, o programa de variedades apresentado por Valéria Monteiro mudou para as tardes, tornando-se o que hoje é o "A Tarde é Sua", e o "BrasilTV" foi extinto no ano seguinte.

Desde então, muitos foram os produtos testados na faixa: inúmeros programas femininos, de variedades e até o "Você na TV" do João Kleber foram exibidos, mas nenhum conseguiu alavancar os números no ibope.

Em fevereiro deste ano, a RedeTV! ousou em apostar no programa do Padre Alessandro Campos, que recebia convidados para cantar junto com o religioso e jogar conversa fora, fugindo totalmente do que já era proposto nos outros canais. Dois meses depois, cancelaram a atração (o que chamo de Obra divina, porque o programa era muito ruim).

Eis que em Abril, Olga Bongiovanni, que já havia comandando atrações nas manhãs da emissora, foi recontratada, e já com o desafio de tentar recuperar os índices.
O programa, com pautas diversas, é espremido pelas pegadinhas fake do "Te Peguei" e pelo "Edu Guedes e Você", programa de receitas que nenhuma outra emissora aposta mais, e que, provavelmente por isso, tem sua parcela da audiência cativa, alcançando até 1 ponto no ibope.

Agora, tendo em vista o lançamento do "Aqui na Band", programa de variedades da Band com apresentação de Silvia Poppovic e Luis Ernesto Lacombe, a emissora de Osasco teve a "brilhante ideia" de mexer, mais uma vez, na sua grade.

O "Você na TV", terá seu horário invertido com o da recém contratada Olga.
A partir de segunda (27/05), o programa de João Kleber passa a ser exibido às 09:30 da manhã.
Em seguida, vem o "Edu Guedes e Você", entregando para o "Olga" ao meio dia.

Segundo o portal "Na Telinha", espera-se que este funcione melhor como programa vespertino.
Agora eis a questão: A RedeTV! acredita que um programa, criado para ser uma revista eletrônica funcione mesmo com uma hora de duração apenas?

Olga Bongiovanni (Divulgação/ RedeTV!)

Porque o Olga não é um programa ruim, mas carece de maior investimento.
Nas últimas semanas, suas pautas não passaram de alimentação saudável e planta.
Isso pode sim ser abordado, mas com menos destaque.

O talento de Olga Bongiovani como jornalista segue desperdiçado. Ela é ótima promovendo debates, e mediando discussões sobre os mais variados temas, como vimos no programa de estreia.
E é praticamente inexplicável um programa de pegadinhas iniciar a programação e dar audiência.

Seria interessante se a RedeTV! resgatasse o "Se Liga Brasil", programa lançado em 2012 com apresentação de Regina Volpato e Douglas Camargo, e colocar Olga no comando da atração.
Assim, um programa que mistura informação e entretenimento no início da tarde faria uma grande diferença, uma vez que nenhuma emissora tem um programa parecido na faixa do meio-dia.

João Kleber no cenário do "Você na TV": programa que funcionaria melhor nas tardes (Reprodução: RedeTV!)
João Kleber também está em um horário ingrato. O "Você na TV" poderia funcionar melhor nas tardes da emissora, talvez após o programa da Sonia Abrão.

A RedeTV! apesar de ter bons produtos, sofre de ansiedade, querendo que seus programas cativem o público de primeira. E todo mundo sabe que isso demanda tempo.
Em tempo: a RedeTV! precisa contratar alguém que de fato faça mudanças significativas em sua programação.
Desde que Ricardo de Barros assumiu a superintendência artística da emissora, nada foi feito, além da estreia do fraco "Tricotando", e da estreia do Padre. Antes de Barros, era Francisco de Almeida, conhecido como Chiquinho que comandava a área. Também não era bom, afinal, a programação é uma verdadeira bagunça.
O único acerto, até agora, foi a promoção do Franz Vacek como superintendente de Jornalismo. Mas isso fica pra outro post.