Assim como "O Dono do Mundo", que teve sua primeira reprise exibida pelo canal Viva em 2014, é a primeira vez que "Selva de Pedra" retorna à TV desde sua primeira exibição, em 1986.

Remake do grande sucesso de Janete Clair (1925 - 1983) exibido também pela Globo em 1972, e que tinha Regina Duarte,  Francisco Cuoco e Dina Sfat como protagonistas, a novela era uma das mais pedidas pelos telespectadores do canal a cabo.
Tinha como inspiração o romance "Uma Tragédia Americana", publicado em 1925, que ganhou também versões cinematográficas.

SINOPSE:

Na cidadezinha de Duas Barras, a jovem artista plástica Simone Marques é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador evangélico, e o playboy Gastão Neves, morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone encoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando. Receoso de seu destino, Cristiano parte para o Rio de Janeiro para trabalhar no estaleiro do tio rico, Aristides Vilhena. Simone vai com o amado vislumbrando um melhor futuro para sua carreira artística. Os dois se casam e vão morar na Pensão Palácio, onde conhecem o malandro Miro, um sujeito carismático, mas de caráter duvidoso.

Em contato com o universo do tio, Cristiano se vê envolvido com a charmosa Fernanda, uma das acionistas do estaleiro e noiva de seu primo Caio. Dividido entre a vida simples ao lado de Simone e o poder e dinheiro com Fernanda, Cristiano se deixa levar pelas artimanhas de Miro, que lhe propõe o fim de seu relacionamento com Simone, nem que isso custe a vida da moça. Fernanda, completamente apaixonada por Cristiano, deixa Caio para se casar com ele enquanto Miro planeja a morte de Simone, viabilizando assim o casamento de Cristiano, o que o tornaria um dos principais acionistas do estaleiro.

Ao ser perseguida por Miro, Simone sofre um acidente e é dada como morta, enquanto Cristiano, sentindo-se responsável pela morte de sua mulher, não consegue se casar com Fernanda, abandonando-a no altar. Humilhada, Fernanda enlouquece e jura vingança contra Cristiano, atrapalhando-o em seus negócios no estaleiro. E Simone, que sobreviveu ao acidente, faz uma viagem e retorna disfarçada, sob a identidade da irmã falecida, Rosana Reis, consagrada como uma artista famosa. Em uma festa, Cristiano reconhece em Rosana sua mulher, mas ela nega tudo e o repudia, por responsabilizá-lo pelo seu acidente.

Enquanto isso, a polícia está no encalço de Cristiano Vilhena, acusado da morte de Gastão Neves. Simone, que odeia o marido, é a única que pode inocentá-lo. Porém, este ódio esconde o amor que ela ainda sente por ele. (Fonte: Teledramaturgia).

Já nos primeiros capítulos da segunda versão, é clara a incompatibilidade de escalação de Fernanda Torres  - na época com 20 anos - ao papel de Simone/Rosana, a protagonista da história, que na primeira versão era defendida pela Regina Duarte, que foi apelidada um ano antes como "a namoradinha do Brasil".

Tony Ramos era figura presente em praticamente todas as novelas daquela década, então não daria para imaginar outro ator fazendo o papel de galã.

Christiane Torloni havia terminado "A Gata Comeu"  no ano anterior, e simplesmente roubou a cena como a vilã Fernanda, deixando a mocinha da história ainda mais apagada.

Já nos primeiros capítulos, existe uma sintonia entre Fernanda e Cíntia, interpretada por Beth Goulart.
Era sugerido que as duas tinham um romance, mas a Censura Federal, ainda atuante na época em que a novela estreou, juntamente com reclamações por parte da audiência, vetaram várias cenas, fazendo com que os autores Regina Braga e Eloy Araújo as reescrevessem.

Curiosidades sobre o remake:

- "Roque Santeiro", antecessora e fenômeno de público e crítica, estava próxima do fim, e a TV Globo ainda não havia decidido qual seria sua substituta.
Primeiro, cogitou-se lançar "Barriga de Aluguel", novela de Glória Perez, que teria a princípio Lucélia Santos como protagonista.
A trama só foi ao ar em 1990, no horário das 18 horas, e teve Cláudia Abreu e Cassia Kis.

Depois, "Cambalacho", novela de Silvio de Abreu foi cotada, mas o autor recusou a proposta, e a novela foi lançada em 86, mas na faixa das novelas cômicas, às 19 horas.

A partir do impasse, a emissora optou pela adaptação da novela de Janete Clair.

- Foi o primeiro remake de uma novela lançada pela própria Globo;

- Para dar vida à protagonista Simone/ Rosana, além de Lucélia Santos, Glória Pires também foi sondada para o papel. Mas a escolhida foi Fernanda Torres.

- Sônia Braga poderia ter vivido a vilã Fernanda. Mas Christiane Torloni foi quem ficou com o papel;

- Os vinte primeiros capítulos foram dirigidos por Walter Avancini. Depois disso, a direção ficou a cargo de Dennis Carvalho.

- Sílvia Bandeira já gravava cenas como a personagem Laura, até que, após a troca de diretor, Dennis resolveu escalar para o papel Maria Zilda (na época Bethlem).

ANTES E DEPOIS

Reprodução: TV Globo/ Montagem


Reprodução: TV Globo/ Montagem

Reprodução: TV Globo/ Montagem

Reprodução: TV Globo/ Montagem

Reprodução: TV Globo/ Montagem
TRILHA SONORA


01. PERIGO – Zizi Possi (tema de Fernanda)
02. NA SELVA DAS CIDADES – Joe (tema de Cristiano)
03. DEMAIS – Verônica Sabino (tema de Simone)
04. MATE-ME DEPRESSA – Marina (tema de Laura)
05. SEDE DOS MARUJOS – Ivan Lins (tema de Joseph e Beatriz) 
06. TUDO EM VOCÊ – Beto Guedes (tema de Diva)
07. TUDO BEM – Lulu Santos (tema de Cíntia)
08. NÁUFRAGOS DO AMOR – Cheque Especial (tema de Caio)
09. MALANDRO AGULHA – Blitz (tema de Miro)
10. MAMÃO COM MEL – Gonzaguinha (tema de Jorge Moreno)
11. A GAROTA DO TEATRO REBOLADO – Zé Rodrix (tema de Fanny)
12. TODA MADRUGADA – Renato Terra
13. ROCK AND ROLL LULLABY – Freesounds (tema de abertura*)


01. I’LL NEVER BE (MARIA MAGDALENA) – Sandra (tema de Rosana Reis)
02. BROKEN WINGS – Mr. Mister (tema de Caio e Fernanda)
03. ON THE RUN – Billy Ocean (tema de Miro)
04. THE SWEETEST TABOO – Sade
05. YES – Tim Moore (tema de Cristiano)
06. WEST END GIRLS – Pet Shop Boys
07. ONLY LOVE – Nana Mouskouri (tema de Diva)
08. INBETWEEN DAYS – The Cure (tema de locação)
09. NIKITA – Elton John (tema de Laura)
10. DUEL – Propaganda (tema de locação)
11. DIGUIDIGIT UP – French Connection (featuring Claude Vallois and Judy Kael) (tema de Flávia e Guido)
12. WHEN THE NIGHT CLOSES IN – Secret Service
13. TAKE IN – Mike & The Mechanics (tema de Jane)
14. ROCK AND ROLL LULLABY – B. J. Thomas (tema de Simone e Cristiano)

ABERTURA

A abertura, desenvolvida por Hans Donner, trazia prédios espelhados saindo da terra.
Pelos vidros, podíamos ver imagens com o rosto dos personagens principais.
Ao final, os prédios vistos do alto formavam o rosto de Cristiano, papel de Tony Ramos.

A trilha também mudou. 
No primeiro capítulo, a faixa "Demais" de Verônica Sabino que tocava na abertura.
A partir do segundo capítulo, uma versão instrumental de "Rock and Roll Lullaby", do cantor B.J. Thomas, presente na versão de 1972.


Apesar de não ter chegado aos 100% de audiência como a primeira versão, "Selva de Pedra", o remake, é um deleite para os fãs da novela, e uma das mais pedidas pelo público do Viva desde o lançamento do canal.