A volta de "Por Amor" no Vale a Pena Ver de Novo já é considerada a melhor primeira semana de uma reprise de novela desde 2009, quando a Globo exibiu "Alma Gêmea".
Segundo o portal Observatório da Televisão, os cinco primeiros capítulos tiveram média geral de 17,2 pontos no ibope.
Isso mostra que o telespectador é saudosista quando o assunto é televisão.
Além do sucesso da novela no horário vespertino, o canal Viva (Globosat) também é um dos líderes na TV paga, justamente pela programação antiga da emissora carioca.
| O Vídeo Show, em sua fase clássica, com cenário em Chorma Key (TV Globo) |
E neste momento, o Vídeo Show faz falta.
O clássico programa que nos mostrava os bastidores da emissora, extinto no início do ano após 35 anos no ar, poderia sim estar tirando dos arquivos os bastidores do folhetim de Manoel Carlos exibida em 1997, além de nos trazer conteúdo sobre as novas produções, principalmente aquelas exclusivas para o GloboPlay, por exemplo.
O "Vídeo Show" não terminou por completo. Injustamente, virou quadro dentro do "Mais Você", além de ficar restrito à internet. Mas não é a mesma coisa.
Quando a Globo decidiu acabar com o Vídeo Show, tudo levava a crer que a culpa era das sucessivas derrotas ao "Hora da Venenosa", quadro da Fabíola Repiert na Record.
Mas os números de audiência disseram o contrário, afinal, a Sessão da Tarde continua perdendo pra RecordTV, além da volta de "A Grande Família" que, apesar da boa repercussão, não faz jus ao que o conteúdo que o Vídeo Show trazia.
O primeiro erro do programa foi tirar a sua essência.
Por muitos anos apresentado pelo Miguel Falabella, tendo as dobradinhas de Ana Furtado e André Marques, e Otaviano Costa e Monica Iozzi, muito bem sucedidas, resolveram colocar Sophia Abrão como apresentadora titular.
Mas era uma vergonha assisti-la , principalmente nesta última fase, que o programa recebia monstros da televisão no quadro "Meu Vídeo é um Show", quando ficava nítido que ela não conhecia de fato a carreira dos convidados, e se confundia em certos momentos.
O Vídeo Show, apesar de ser um programa para a família, não era o tipo de programa que jovens da era pós internet consumiam. Daí o erro em inserir essa linguagem para um programa tradicional.
Outro erro era o horário.
Se a Globo não conseguia alavancar a audiência por causa do quadro da RecordTV, porque não tentaram mudar o horário do Vídeo Show, por exemplo?
O programa sendo exibido mais tarde, entre a reprise da novela e Malhação poderia ser uma opção.
Ou no horário que hoje é ocupado pela reprise de "A Grande Família"?
Ou simplesmente tonar o programa semanal, sendo exibido nas tarde de sábado, inclusive com a volta do Vídeo Game, muito pedido pelo público?
A única coisa que a Globo não deveria ter feito era acabar com o Vídeo Show, diminuindo a importância que o programa teve desde sua estreia, em 1983.
Ainda é tempo da emissora reconsiderar a volta do Vídeo Show à programação, pois o programa faz muita falta.
Mas que volte com sua essência original. Afinal, o programa já teve altos e baixos, mas sempre com audiência cativa.
Pra você ter uma ideia, o programa dos 25 anos de Vídeo Show, exibido em 2008, e que a Globo sequer teve o trabalho de encerrar o programa, já com seus 35, de forma decente como há mais de dez anos atrás:


0 comentários